Com a participação de time da região, Copa FGF começa nesta quarta-feira

Com a participação de time da região, Copa FGF começa nesta quarta-feira

Foto: Luiz Amorim (EC São Gabriel)

São Gabriel não tem o Estádio de Sílvio de Faria Corrêa liberado e, mesmo mandate, estreia fora de casa

Começa nesta quarta-feira (17), com a participação de oito equipes, a Copa FGF, que neste ano leva o nome de Troféu Professor Ruy Carlos Ostermann. O campeão garante uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D do ano que vem, além da disputa da Recopa Gaúcha em 2026. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A primeira partida será à tarde: às 15h, no Estádio Estrela D’Alva, em Bagé, duelam São Gabriel e Esportivo de Bento Gonçalves. O time gabrielense não conseguiu a liberação do Estádio Sílvio de Faria Corrêa e, mesmo sendo mandante, vai atuar fora de casa. 


O outro confronto desta quarta-feira (17) será às 20h30min, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, onde jogam Brasil e Gaúcho de Passo Fundo. Também participam do campeonato: Aimoré de São Leopoldo, Pelotas e os times alternativos de Inter e Juventude.


O São José de Porto Alegre desistiu de última hora quando a tabela da etapa classificatória estava pronta. Mesmo depois da desistência do Zequinha, a fórmula de disputa permanece em grupo único. Na primeira fase, os clubes se enfrentam todos contra todos uma só vez. Classificam-se os seis melhores.


O primeiro e o segundo vão direto para as semifinais, enquanto os quatro restantes disputam um mata-mata, no qual o terceiro encara o sexto e o quarto joga contra o quinto. Nas fases semifinal e final, os confrontos serão de ida e volta.


Conforme informação do site da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), esta será a 21ª edição da Copa FGF. Os maiores vencedores da competição são: Novo Hamburgo, Lajeadense, Inter, Pelotas, Juventude, São José e São Luiz, com duas conquistas cada. Na última temporada, o São José levantou a taça.


O Inter-SM

Por mais que o clube tivesse a intenção de jogar a Copa FGF, segundo a direção do Inter-SM, ficou inviável a participação porque o Alvirrubro terá que realizar inúmeras adequações no Estádio Presidente Vargas para receber jogos da Série A do Campeonato Gaúcho do ano que vem. Isso inclui obras no entorno do gramado e dependências da Baixada, o que impossibilitaria manter a equipe em atividade na disputa de uma competição oficial.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Atleta de Santa Maria assume liderança no Circuito Gaúcho de Padel Anterior

Atleta de Santa Maria assume liderança no Circuito Gaúcho de Padel

Morre aos 80 anos a ex-presidente do Riograndense Norma Rolim Próximo

Morre aos 80 anos a ex-presidente do Riograndense Norma Rolim

Esportes