Foto: Luiz Amorim (EC São Gabriel)
São Gabriel não tem o Estádio de Sílvio de Faria Corrêa liberado e, mesmo mandate, estreia fora de casa

Começa nesta quarta-feira (17), com a participação de oito equipes, a Copa FGF, que neste ano leva o nome de Troféu Professor Ruy Carlos Ostermann. O campeão garante uma vaga no Campeonato Brasileiro Série D do ano que vem, além da disputa da Recopa Gaúcha em 2026.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A primeira partida será à tarde: às 15h, no Estádio Estrela D’Alva, em Bagé, duelam São Gabriel e Esportivo de Bento Gonçalves. O time gabrielense não conseguiu a liberação do Estádio Sílvio de Faria Corrêa e, mesmo sendo mandante, vai atuar fora de casa.
O outro confronto desta quarta-feira (17) será às 20h30min, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas, onde jogam Brasil e Gaúcho de Passo Fundo. Também participam do campeonato: Aimoré de São Leopoldo, Pelotas e os times alternativos de Inter e Juventude.
O São José de Porto Alegre desistiu de última hora quando a tabela da etapa classificatória estava pronta. Mesmo depois da desistência do Zequinha, a fórmula de disputa permanece em grupo único. Na primeira fase, os clubes se enfrentam todos contra todos uma só vez. Classificam-se os seis melhores.
O primeiro e o segundo vão direto para as semifinais, enquanto os quatro restantes disputam um mata-mata, no qual o terceiro encara o sexto e o quarto joga contra o quinto. Nas fases semifinal e final, os confrontos serão de ida e volta.
Conforme informação do site da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), esta será a 21ª edição da Copa FGF. Os maiores vencedores da competição são: Novo Hamburgo, Lajeadense, Inter, Pelotas, Juventude, São José e São Luiz, com duas conquistas cada. Na última temporada, o São José levantou a taça.
O Inter-SM
Por mais que o clube tivesse a intenção de jogar a Copa FGF, segundo a direção do Inter-SM, ficou inviável a participação porque o Alvirrubro terá que realizar inúmeras adequações no Estádio Presidente Vargas para receber jogos da Série A do Campeonato Gaúcho do ano que vem. Isso inclui obras no entorno do gramado e dependências da Baixada, o que impossibilitaria manter a equipe em atividade na disputa de uma competição oficial.